Airbus A330 "Nação Azul" (Gianfranco Beting/Azul)

Airbus A330 “Nação Azul” (Gianfranco Beting/Azul)

Após um período de retração devido à demanda menor, a companhia aérea Azul anunciou nesta semana o aumento de frequências para dois destinos internacionais, ambos partindo de Viracopos.

Já a partir de 10 abril, a empresa oferecerá mais dois voos para a cidade da Flórida, ambos partindo pela manhã do aeroporto de Campinas. O retorno também se dará durante o dia e com isso, a companhia terá nove voos semanais entre Viracopos e Fort Lauderdale (um aeroporto secundário da região).


Em junho será a vez do voo para Lisboa passar a ser diário. Hoje a Azul opera cinco frequências semanais e passará a contar com voos às terças e sábados decolando às 17h de Campinas. Ou seja, praticamente quando fará um ano na rota, a companhia brasileira passará de três (na estreia) para sete voos semanais. Ambos os destinos são operados com os jatos Airbus A330-200.

Queda nos voos internacionais

O aumento de frequências internacionais pela Azul em Viracopos virá em boa hora para o aeroporto. Após um curto período de expansão nas rotas para o exterior, o aeroporto viu várias companhias aéreas cancelarem seus voos como a American, Copa e Gol. O fluxo de passageiros ‘internacionais’ caiu de 646 mil em 2015 para 462 mil em 2016, redução de 28,5%.

No caso da TAP, após a venda para o empresário David Neleeman, também sócio da Azul, houve uma passagem de bastão, com os voos entre Campinas e Lisboa sendo assumidos pela parceira brasileira.

Veja também: Azul voará para a Argentina em março