A Azul conta atualmente com cinco jatos Airbus A330 (Thiago Vinholes)

Os voos de Viracopos para Paris serão realizados em jatos A330, mas com as cores da Aigle Azur (Thiago Vinholes)

A Azul anunciou nesta quinta-feira (29) que estreará em julho deste ano voos ligando Campinas (SP) e Paris, na França, por meio de sua nova parceria com a companhia francesa Aigle Azur. As empresas ainda aguardam aprovação dos órgãos reguladores do setor para oficializar um acordo de codeshare, que permitirá as duas companhias comercializar bilhetes de ambas em seus canais de venda, além da emissão de um único cartão de embarque e despacho de bagagem até o destino final.


Os voos para o Aeroporto de Viracopos, o hub da Azul em Campinas, serão operados com jatos Airbus A330 da Aigle Azur a partir do aeroporto de Orly, o mais próximo do centro de Paris.

“Esse voo representa mais um grande marco no crescimento de Viracopos como grande hub de conexões. Estamos muito entusiasmados com essa operação, que certamente será um sucesso, levando ainda mais brasileiros para uma das cidades mais famosas do mundo, além de conectar de forma singular quem chega ao Brasil por meio de Campinas a mais de 100 destinos”, diz Abhi Shah, vice-presidente de receitas da Azul.

“Estamos muito orgulhosos e felizes de começar a servir o aeroporto de Campinas com voos para Paris – Orly, que é conhecido como o aeroporto mais próximo do centro da capital francesa. Vamos adicionar ao reconhecido serviço da Azul um toque francês. Esta pareceria irá oferecer a todos os passageiros oportunidades de conexão no Brasil e na Europa com a ampla rede da Azul”, diz Frantz Yvelin, CEO da Aigle Azur.

Tudo azul

Criada em 1946, a Aigle Azur é a segunda maior companhia aérea da França em volume de voos, atrás apenas da Air France. A empresa transporta cerca de 2 milhões de passageiros por ano em seus quase 300 voos regulares semanais operados a partir de Lyon, Marselha e Paris, todos em jatos Airbus.

A ligação da Azul com a Azur vai muito além do acordo de codeshare. Em novembro de 2017, David Neeleman, fundador e atual dirigente da Azul, adquiriu uma participação de 32% na companhia francesa.

A Aigle Azur opera somente com aeronaves da Airbus - na imagem um dos A330 com a nova pintura da empresa (Aigle Azur)

A Azur opera somente com jatos Airbus; acima um dos A330 com a nova pintura da empresa (Aigle Azur)

Veja mais: Azul quer lançar voos para até 35 novos destinos