O incidente ocorreu com um Antonov AN-12, semelhante ao modelo acima (O incidente ocorreu com um Antonov AN-12, semelhante ao modelo acima (Air Charter Service USA)

O incidente ocorreu com um Antonov AN-12, semelhante ao modelo na imagem acima (Air Charter Service USA)

Um cargueiro Antonov AN-12 transportando ouro derramou acidentalmente sua valiosa carga pela pista no aeroporto de Yakutsk, na região da Sibéria na Rússia, nessa quinta-feira (15). Noticiários russos informaram que a aeronave sofreu um dano na porta de carga traseira, que abriu e se soltou enquanto o avião decolava, espalhando mais de três toneladas do metal precioso na pista.

O avião avariado ainda voou por cerca de 25 km e pousou em outro aeródromo no norte da cidade. Ninguém ficou ferido no incidente. As autoridade recuperaram 172 barras de ouro pesando 3,4 toneladas, informou a agência Tass, da Rússia.


“Todas as barras de ouro foram coletadas. Nenhuma foi perdida. A carga está guardada e o companhia de seguros foi noticiada sobre o incidente. A carga está Yakutsk sob proteção”, declarou Stanislav Borodyuk, declarou o diretor da mineradora responsável pelo material, a Kinross Gold.

A aeronave operada pela companhia de carga Nimbus havia decolado com 9,3 toneladas de ouro e outros metais preciosos, como platina e diamantes, além de sete tripulantes e dois passageiros. O cargueiro, que havia decolado de Kranosnoyarsk, parou Yakutsk para reabastecer e em seguida voaria para Kupol, região que também concentra minas da mesma empresa.

Uma investigação está em andamento para apurar as causas do incidente, de acordo com a mídia russa.

O ouro ficou espalhado pela pista no aeroporto em Yakutsk (Reprodução/Siberian Times)

O ouro ficou espalhado pela pista no aeroporto em Yakutsk (Reprodução/Siberian Times)

Veja mais: Produção do gigante Antonov AN-225 será retomada