A Cessna entregou mais de 300 jatos Citation X em 22 anos de produção (Divulgação)

A Cessna entregou mais de 300 jatos Citation X em 22 anos de produção (Divulgação)

Considerado a obra-prima da fabricante Cessna Aircraft, o jato executivo Citation X, hoje o avião civil mais rápido do mundo, vai sair de linha neste ano. A aeronave capaz de voar a velocidade máxima de 1.115 km/h por muito pouco não é supersônica (a velocidade do som é de 1.225 km/h). Apesar do desempenho expressivo, o jato lançado em 1996 vem perdendo espaço no mercado de aviação executiva nos últimos anos, com volumes de entregas cada vez menores.

Segundo reportagem do Aviation Week, o Citation X perdeu sua atratividade por conta de seus altos custos operacionais que superam os de modelos concorrentes, enquanto a tendência do mercado é justamente a redução de despesas. O jato fabricado nos Estados Unidos é avaliado em US$ 23 milhões (cerca de R$ 83,8 milhões) e em 22 anos de produção somou mais de 300 entregas, número que é considerado um sucesso na aviação executiva.


Um dos rivais do Citation X, um jato executivo médio e longo alcance, é o Embraer Legacy 650, que pode alcançar a velocidade máxima de 850 km/h.

O primeiro protótipo do Citation X voou em dezembro de 1993 e a primeira entrega aconteceu em julho de 1996. O primeiro cliente do jato foi o ex-golfista americano Arnold Palmer.

A aeronave da Cessna, porém, só recebeu a “coroa” de avião civil mais rápido do mundo em 2013, depois que a fabricante lançou um pacote de atualizações para a aeronave que tinha como uma das melhorias o aumento de 5% da potência dos motores. Os modelos com essa configuração são chamados pela fabricante de Citation X+.

O super-jato da Cessna pode ser configurado para transportar até 12 passageiros em uma cabine dividida em três ambientes. De acordo com dados da fabricante, o Citation X tem autonomia de 5.956 km. Esse alcance, no entanto, só pode ser alcançado com o avião em velocidade de cruzeiro de 972 km/h, desempenho que também está entre os melhores do mundo.

Novo dono da coroa

Com o Citation X perto de ser descontinuado, o título de avião civil mais rápido do mundo em produção será repassado ao Gulstream G650, modelo de uma categoria superior ao do Cessna e capaz de alcançar a velocidade máxima de 1.142 km/h.

O Gulfstream G650 "básico" tem preço inicial na casa dos R$ 224 milhões (Gulfstream)

O Gulfstream G650 pode alcançar a velocidade máxima de 1.142 km/h (Gulfstream)

O top 5 dos aviões de passageiros mais rápidos do mundo ainda inclui os jatos executivos Dassault Falcon 7 (velocidade máxima de 1.111 km/h) e o Bombardier Global 6000 (1.098 km/h), além dos modelos comerciais Boeing 747-8 (1.061 km/h) e Airbus A380 (1.049 km/h).

Apesar de muito rápidos, todas essas aeronaves ficam muito atrás dos aviões comerciais mais rápidos de todos os tempos e já aposentados, o Concorde e o Tupolev Tu-144, que podiam voar duas vezes mais rápido que o som.

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