A Finnair é a sexta companhia aérea mais antiga do mundo em operação. (Foto - Finnair)

A Finnair é a sexta companhia aérea mais antiga do mundo em operação. (Foto – Finnair)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o funcionamento no Brasil da companhia aérea finlandesa Finnair, segundo publicação no Diário Oficial da União de quarta-feira (24). O informe e a companhia, entretanto, ainda não divulgaram a data de início das operações.

Segundo a Anac, a Finnair vai oferecer transporte para passageiros e cargas. Os destinos que a empresa pretende voar e mais detalhes sobre a operação ainda não foram divulgados.


Voo longo

Caso adote a rota Helsinque-São Paulo, a Finnair será a companhia aérea com o segundo voo regular mais longo com destino ao Brasil. São 11.300 km de distância entre as cidades, o que exigirá o emprego das maiores aeronaves da empresa finlandesa, como o quadrimotor Airbus A340 ou até os novos A350-900 XWB (versão de alcance estendido), que serão entregues a partir de 2019. Se for de fato adotada, este voo também será a primeira ponte aérea sem escaladas ligando o Brasil a Escandinávia.

O voo regular mais longo com destino ao Brasil é São Paulo-Abu Dhabi, operado diariamente pela Etihad Airways com aeronaves A340, que cobrem a distância de 12.230 km em cerca de 14 horas.

Dois acidentes em 92 anos

A Finnair, fundada em 1923, é a sexta companhia aérea mais antiga do mundo em operação. Além disso, é considerada uma das empresas mais seguras do mundo e desde 1963 não registra um acidente. Em 92 anos de operações, a companhia escandinava registrou apenas dois acidentes aéreos, com a queda de dois aviões Douglas DC-3, deixando 47 mortos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto a Finlândia era invadida pela União Soviética, aviões da Finnair foram utilizados na evacuação de crianças para a Suécia.

A Finnair cobre praticamente toda a Europa e também voa para Asia e Oriente Médio. (Foto - Finnair)

A Finnair cobre praticamente toda a Europa e também voa para Asia e Oriente Médio. (Foto – Finnair)

Cliente finlandês da Embraer

A Finnair é um dos clientes da fabricante brasileira Embraer. A companhia finlandesa possui uma frota com 14 modelos E-190LR e mais dois E-170. Essa aeronaves são utilizadas principalmente em voos domésticos ou com destinos a outras cidades na Suécia e Noruega.

A Finnair possui uma frota de 14 aeronaves Embraer E-170 e E-190 (Foto - Finnair)

A Finnair possui uma frota de 14 aeronaves Embraer E-170 e E-190 (Foto – Finnair)