Os voos de longa distância da Norwegian Air são realizados com o jato Boeing 787 (Divulgação)

A Norwegian Air, companhia aérea com passagens de baixo custo, está autorizada a operar no Brasil. Em publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira (8), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) liberou a companhia do Reino Unido para lançar voos internacionais no mercado brasileiro. O próximo passo é o registro das rotas e comercialização dos bilhetes.

A expectativa é de que a Norwegian lance voos a partir de São Paulo (SP) ou Rio de Janeiro (RJ) com destino a Londres, na Inglaterra. A empresa opera a partir do aeroporto de Gatwick, a cerca de 30 km do centro londrino.



“A operação da Norwegian Air representa um importante passo na internacionalização do turismo brasileiro. Em um país de dimensões continentais como o Brasil, o transporte aéreo ganha ainda mais relevância. Por isso, é fundamental que o Congresso Nacional ajude na modernização das regras do setor”, comentou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Low-cost

A Norwegian Air é conhecida pela estrutura enxuta e a política de preços agressivos, que podem ser até 40% mais baratos em relação aos valores cobrados com companhias tradicionais.

A companhia é relativamente nova. Foi fundada em 1993 na Noruega como uma empresa regional e em 2002 adotou o estilo “low-cost” (baixo custo). Desde então, a companhia vem se expandindo de forma rápida e inaugurando novas divisões, como é o caso da recente da Norwegian Air Argentina – a companhia também tem divisões na Inglaterra e Irlanda.

Veja mais: Latam anuncia voo direto entre Porto Alegre e Santiago