O grupo American Airlines já encomendou 74 jatos Embraer E175 (Divulgação)

O grupo American Airlines já encomendou 74 jatos Embraer E175 (Divulgação)

A Embraer e a companhia aérea American Airlines, dos Estados Unidos, assinaram um pedido firme para dez jatos E175. Nessa negociação, a empresa norte-americana está exercendo seu direito de compra (purchase rights) do contrato original assinado com a fabricante brasileira em 2013.

O novo pedido da empresa dos EUA é um acréscimo ao acordo firmado em abril para quatro aeronaves. A encomenda é avaliada em US$ 457 milhões (cerca de R$ 1,4 bilhão), com base nos atuais valores das aeronaves, e será incluída na carteira de pedidos firmes da Embraer (backlog) do quarto trimestre deste ano. As aeronaves serão entregues entre 2018 e 2019.


Combinado com dois pedidos anteriores de E175 da companhia aérea dos EUA, este novo contrato resulta em um pedido total de 74 aeronaves deste modelo pela American Airlines.

A American Airlines selecionou a Envoy, subsidiária integral da American Airlines Group Inc., para operar as dez aeronaves, que serão configuradas com 12 assentos de Primeira Classe, 20 de classe econômica Extra e 44 lugares na classe econômica, em um total de 76 assentos.

“Pelo excelente desempenho operacional, o E175 provou ser a solução correta para a American. Esse novo pedido demonstra a confiança que a companhia deposita na Embraer e no E175”, disse Charlie Hills, Vice-Presidente de Vendas e Marketing para a América do Norte da Embraer Aviação Comercial.

Incluindo este novo contrato, a Embraer vendeu mais de 390 jatos E175 para companhias aéreas na América do Norte desde janeiro de 2013, com mais de 80% do total de pedidos no segmento de jatos de até 76 assentos.

E175 “bombando”

A encomenda da American Airlines é a terceira recebida pela Embraer por jatos E175 no período de apenas dois meses. Entre setembro e início deste mês, a companhia SkyWest, também dos EUA, anunciou em dois pedidos uma encomenda para 45 jatos E175 e a nova versão E175 SC, configurado com 70 assentos.

Veja mais: KLM se despede de seus últimos jatos Fokker com festa