Boeing 767-300ER da LATAM: sem “sarcófago” (FAB/Sgt. Batista)

O otimismo com o crescimento do tráfego aéreo internacional sofreu um revés nesta quarta-feira (27). Alegando “excesso de oferta entre os mercados Brasil e Europa“, a LATAM anunciou a suspensão por tempo indeterminado do voo São Paulo-Munique que estrearia em junho. A companhia afirmou que está procurando os passageiros que haviam reservado o voo para serem reembolsados ou acomodados em outros voos.

O voo fazia parte de uma grande ofensiva internacional da LATAM após anos de redução de oferta. Entre os novos destinos que a companhia aérea inaugurou nos últimos meses estão Las Vegas e Boston nos EUA, Lisboa e Roma na Europa, e Tel Aviv, neste caso operado pelo braço chileno, mas com ligação sem escalas a partir de Guarulhos.


A LATAM também fez questão de citar outro problema para viabilizar o voo, a legislação que impede a utilização do Boeing 767-300ER na rota para a Alemanha.

Como o voo ultrapassa a limitação de 11 horas e 30 minutos de jornada dos tripulantes a aeronave teria de ser equipada com o “crew rest”, mais conhecido como “sarcófago”, área para descanso de pilotos e comissários. Ao contrário do Boeing 777 e do Airbus A350, o 767 da empresa não possui esse espaço.

Considerando a necessidade do tipo de descanso a bordo, combinado com o limite de horas de jornada e voo, a redação atual que consta da medida e que será publicada oficialmente pelo órgão regulador limita a programação desta rota“, explicou a LATAM em nota enviada ao Airway.

Segundo hub na Alemanha


Capital da região da Bavária, Munique une turismo (está próxima dos Alpes e é conhecida pela culinária e tradições alemãs) ao fato de sediar diversas empresas multinacionais. O aeroporto da cidade também é uma espécie de segundo hub alemão, atrás apenas de Frankfurt. Apesar disso, a Lufthansa suspendeu seu voo diário entre São Paulo e Munique em 2016.

Hoje a cidade é ligada ao Brasil apenas pela Condor que voa para Recife, em Pernambuco.

A Condor Flugdienst liga o nordeste do Brasil a Alemanha (Condor)

A Condor realiza a única ligação entre o Brasil e Munique atualmente (Condor)

Veja também: LATAM Brasil volta a contar com o Airbus A320neo em sua frota