O Brasil enfrenta uma das maiores crises econômicas da história, mas sonhar não custa nada. Imagine que sua conta bancária está no positivo e dinheiro não é problema: qual “brinquedo” você compraria para se divertir? A sugestão do Airway para o seu dilema é um helicóptero, como o simpático A600 Talon, montado em Sorocaba (SP) pela VMF Aircraft.



O Talon foi desenvolvido no final da década 1960 pela Rotorway International, nos Estados Unidos, e nunca parou de evoluir. O modelo atual, como o construído sob licença no interior de São Paulo, está na oitava geração.

Indicado para o uso recreativo, o helicóptero “sorocabano” tem espaço para dois ocupantes, ambos com comandos de pilotagem, e autonomia de voo para até duas horas. “É o suficiente para ir de Sorocaba até São Paulo e voltar, com segurança e sobra de combustível”, contou Fernando Santos, piloto de ensaios da VMF Aircraft, ao Airway.

O desempenho do Talon pode não ser impressionante, mas no ar essa sensação é multiplicada, especialmente na versão sem portas – esse item é opcional. Segundo dados do fabricante, o modelo alcança a velocidade máxima de até 170 km/h e pode voar a 3.000 metros de altitude. “É uma aeronave muito estável, com controles dóceis. Também é muito seguro, graças ao sistema FADEC duplo do motor”, afirmou Santos.

Os helicópteros são montados em Sorocaba a partir de kits importados dos EUA (VMF Aircraft)

Os helicópteros são montados em Sorocaba a partir de kits importados dos EUA (VMF Aircraft)

O FADEC duplo é uma espécie de “anjo da guarda”. O equipamento monitora a todo momento as condições de funcionamento do motor em relação às condições de voo e realiza correções automáticas, se necessário. E o Talon tem um motorzão! O helicóptero é equipado com um bloco de quatro cilindros a gasolina de 2.654 cm³ (2.6 litros) de 150 cavalos de potência.

É também uma aeronave muito leve: vazia, pesa apenas 441 kg. Já a decolagem pode ser realizada com peso máximo de 680 kg, contando combustível e dois ocupantes.

O Talon possui instrumentos digitais de última geração (VMF Aircraft)

O Talon possui instrumentos digitais de última geração (VMF Aircraft)

Helicóptero experimental

O A600 Talon é um helicóptero experimental. Ou seja, o aparelho não é certificado por órgãos de aviação (como a ANAC no Brasil ou a FAA nos EUA) para exercer atividades comerciais, como táxi aéreo. É uma aeronave feita para quem quer se divertir voando ou para deslocamentos pessoais, respeitando as regras do espaço aéreo – aeronaves experimentais precisam de autorizações especiais para sobrevoar grandes centros urbanos.

Carro de luxo, lancha ou helicóptero?

O cliente pode customizar o Talon de acordo com seu gosto (VMF Aircraft)

O cliente pode customizar o Talon de acordo com seu gosto (VMF Aircraft)

O helicóptero montado em Sorocaba custa a partir de US$ 250 mil (cerca de R$ 880 mil). Achou caro? Pois saiba que um superesportivo Porsche 911 Turbo ou então uma luxuosa lancha de porte médio, custam bem mais. Mas convenhamos, voar é muito mais divertido.

O valor pedido pela VMF já inclui a “assistência de montagem”, realizada no hangar da empresa no Aeroporto de Sorocaba. Ou, quem preferir, pode adquirir o kit do A600 Talon e montá-lo por conta própria em casa. Já escolheu qual vai ser a cor do seu?

Airway TV: Conhecendo o Memorial Aeroespacial Brasileiro