O primeiro Airbus A321 "made in USA" vai decolar no próximo semestre (Airbus)

O primeiro Airbus A321 “made in USA” vai decolar no próximo semestre (Airbus)

A primeira fábrica da Airbus nos Estados Unidos, na cidade de Mobile, no Alabama, ainda não foi concluída, mas os trabalhos já começaram. A empresa apresentou na última semana o primeiro A321 construído em solo norte-americano. A aeronave ainda será pintada com a cores da companhia JetBlue, e seu primeiro voo está programado para o segundo semestre.

A fábrica da Airbus nos EUA trabalha em regime de baixa produção. Até o final deste ano, a planta deve entregar outros seus jatos A321, encomendados pela American Airlines. Esse volume de produção, no entanto, vai crescer de forma significativa nos próximos dois anos.


Como informou a empresa, até o final de 2017 a fábrica no Alabama terá capacidade produtiva de quatro aeronaves por mês. Combinado o esforço das plantas na Alemanha, França, China e EUA, a Airbus espera produzir, a partir de 2018, até 58 jatos da família A320 por mês.

A fábrica da Airbus nos EUA, fruto de um investimento avaliado em US$ 600 milhões, vai acirrar ainda mais a disputa de mercado com a Boeing, especialmente contra o jato 737. Com essa nova opção, companhias aéreas norte-americanas agora podem adquirir jatos da empresa europeia sem precisar pagar taxas de importação, além de reduzir os processos de logística.

Veja mais: Embraer apresenta nova geração do jato E190 E2