(Airbus)

O A320neo executivo transporta até 25 passageiros, enquanto a versão comercial comporta 195 (Airbus)

A Acropolis Aviation, empresa de voos charter do Reino Unido, recebeu nesta quinta-feira (17) o primeiro jato ACJ320neo fabricado pela Airbus. A aeronave derivada do modelo comercial A320neo ainda vai receber os equipamentos e decoração da cabine executiva, além de uma nova pintura externo, tarefas que serão realizadas pela AMAC na Suíça

“A entrega do primeiro ACJ320neo é o mais recente marco na implantação de uma família ACJ completamente nova, permitindo ainda mais conforto, variedade e valor valorizados pelos clientes de jatos executivos”, diz o presidente da Airbus Corporate Jets (ACJ), Benoit Defforge.



O novo jato da ACJ pode percorrer 12.500 km ou permanecer voando por mais de 15 horas, o suficiente para viajar de São Paulo até Dubai sem escalas. Esse desempenho é alcançado quando a aeronave transporta oito passageiros. Com capacidade máxima, de 25 passageiros, a autonomia é reduzida para 11.100 km ou 13 horas de voo. Como comparação, o A320neo comercial pode embarcar até 195 passageiros e tem alcance de 6.500 km.

Jatos executivos derivados de aviões comerciais podem voar mais longe pois contam com mais tanques de combustível em vez de compartimentos de bagagens. O ACJ320neo leva essa premissa ainda mais adiante ao incorporar as novidades tecnológicas da família A320neo, focadas na redução do consumo de querosene, no caso os motores mais eficientes e os novos winglets nas asas. Segundo a Airbus, o novo jato é até 15% mais eficiente que o A320 de primeira geração.

A nova série ACJ320neo substitui os modelos da família CJ320 e contemplam todos os modelos da família A320neo (A319neo, A320neo e A321neo). Os principais compradores desse tipo de jato executivo são companhias de voos fretados de alto padrão ou governos. O Brasil é um desses clientes, com o avião presidencial VC-1A, um CJ319.

O ACJ320neo transporta até 25 passageiros, enquanto a versão comercial pode receber quase 200 ocupantes (Airbus)

O avião ainda vai receber os elementos da cabine executiva e uma nova pintura externa (Airbus)

A Airbus também oferece versões VIP para todas as suas aeronaves widebodies, desde o A330 ao gigante A380.

Veja mais: A indústria aeronáutica brasileira muito além da Embraer