O A380 da ANA vai realizar os primeiros testes na França e posteriormente será finalizado na Alemanha (Airbus)

O A380 da ANA vai realizar os primeiros testes na França e em seguida será finalizado na Alemanha (Airbus)

O primeiro A380 da companhia aérea All Nippon Airways (ANA) saiu da linha de montagem final na fábrica da Airbus em Toulouse, na França, nesta quinta-feira (30). Como explicou a fabricante, o jato agora foi movido para a estação externa, onde vários testes de solo serão realizados antes de seu primeiro voo. Posteriormente a aeronave será transferida para a instalação da Airbus em Hamburgo, na Alemanha, onde receberá a pintura final e os componentes do interior.

A ANA encomendou três A380 e o primeiro modelo está programado para ser entregue no início de 2019. As aeronaves da empresa japonesa serão configuradas para transportar até 520 passageiros divididos nas classes econômica (456 assentos), executiva (56) e primeira classe (8).


A primeira rota do A380 com a ANA será o voo entre Tóquio e Honolulu, no Havaí, um dos destinos mais procurados por turistas japoneses. As aeronaves da companhia asiática ainda terão umas das pinturas mais vistosas da aviação: cada modelo será de uma cor diferente e com enormes figuras de tartarugas marinhas.

Novo cliente para o A380

Faz tempo que o Airbus A380 não estreia com uma nova companhia aérea. Os clientes mais recentes do maior avião de passageiros do mundo são as companhias Asiana, Etihad e Qatar, que receberam suas primeiras aeronaves em 2014.

A ANA será a 14° companhia aérea a receber o A380 – 15° se também considerar a Hi Fly, empresa portuguesa de wet-lease que possui um A380. Até o momento, a Airbus já entregou 229 unidades do A380.

Veja mais: Gol apresenta novo Boeing 737 MAX 8 em São Paulo