O helicóptero futurista de longo alcance da Airbus será lançado na próxima década (Foto - Airbus)

O helicóptero futurista de longo alcance da Airbus será lançado na próxima década (Foto – Airbus)

A divisão de helicópteros da Airbus apresentou nessa terça-feira (17) no festival de aviação Le Bourget, em Paris, o projeto do helicóptero “X6”, uma aeronave de grande porte e longo alcance. Segundo a companhia, o aparelho poderá carregar até 19 passageiros e sua entrada em serviço está prevista para a próxima década. Eventualmente, como explica o fabricante, o novo produto vai substituir o Super Puma, modelo recém-adquirido (e ainda na fase de entrega) pelas forças armadas brasileiras.

De acordo com a Airbus, o principal mercado de seu futuro helicóptero “peso-pesado” será o de aeronaves que servem de abastecimento e transporte de passageiros para plataformas de gás e petróleo no oceano.


Uma das principais novidades no projeto serão os controles totalmente “fly-by-wire”. Essa concepção substitui os antigos comandos de varões e cabos por controles eletrônicos. É a primeira vez que essa tecnologia é proposta em todos os controles para um helicóptero de uso civil. “Faz todo sentido um helicóptero pesado com controles eletrônicos. Tal como nos aviões, vai aumentar a segurança e reduzir a carga de trabalho da tripulação”, afirma Guilaume Faury, presidente da Airbus Helicopters.

O fabricante ainda não especificou que tipo de motorização o novo helicóptero vai utilizar, mas revelou que os primeiros detalhes devem ser divulgados até o final deste ano. A meta da fabricante é desenvolver um motor até 25% mais eficiente em consumo de combustível que os atuais em serviço nessa categoria.

Veja mais: Exército dos EUA prepara o helicóptero do futuro

A Airbus também afirma que o conceito tem potencial para atuar em linhas de táxi aéreo realizadas com helicópteros, assim como transporte vip e resgate aéreo avançado. A empresa também revelou estar aberta a proposta militares.


Siga o Airway no Twitter.