O A330-900neo da TAP decola para sua turnê mundial (Airbus)

O Aeroporto de Guarulhos em São Paulo será a primeira escala da turnê mundial de demonstração do A330-900neo, versão aprimorada do birreator da Airbus, nesta quinta-feira (21). Com as cores da TAP, companhia aérea que estreará o modelo em serviço, o jato visitará outras 14 cidades no planeta, incluindo Recife e Rio de Janeiro (veja infográfico).

Serão 150 horas de voo acumulados em três viagens, segundo a Airbus. O objetivo não é apenas apresentar o novo avião ao mercado de aviação, mas sobretudo concluir sua fase de homologação. Para isso, a aeronave colocará em prática seu alcance ETOPS, pousos em diversos tipos de aeroportos e treinamento de pessoal de solo. A fabricante européia espera com isso receber a certificação de tipo até setembro.



Hoje existem três aeronaves participando dos testes, dois protótipos e o aparelho da TAP, prefixo CS-TUA, o primeiro de produção. Essa unidade também apresenta pela primeira vez a cabine Airspace, desenhada pela Airbus. Ela consiste numa cabine com clima mais arejado, com tons mais agradáveis aos olhos e novos recursos como um sistema de iluminação LED de última geração, compartimentos de bagagens maiores, banheiros mais confortáveis e sistemas de entretenimento a bordo IFE e conectividade da mais recente geração.

De acordo com a Airbus, o A330neo, disponível nas versões -800 e -900, pode voar cerca de 1.500 milhas náuticas (2.780 km) a mais que a primeira geração do jato e com um consumo de combustível até 25% menor. Ele se inspira no irmão mais novo, o A350, com uma nova asa maior e com sharklets que contribuem para a economia de combustível, juntamente com os novos motores Trent 7000 da Rolls-Royce.

A TAP, que chegou a encomendar 12 unidades do A350 acabou convertendo o negócio para o A330neo em 2015.

Veja também: Primeiro A330neo da Azul é flagrado com pintura completa

Por onde o A330neo passará em sua turnê (Airbus)