Os voos para Paris e Amsterdã a partir de Fortaleza tem cerca de nove horas de duração (Divulgação)

Os voos para Paris e Amsterdã a partir de Fortaleza tem cerca de nove horas de duração (Divulgação)

Quem viaja a partir das regiões Norte e Nordeste do Brasil para a Europa muitas vezes precisa “descer” até São Paulo ou Rio de Janeiro para então voltar a “subir” e seguir em voos diretos para o Velho Continente. Esse caminho, porém, será encurtado a partir de maio de 2018 com a criação de um novo hub internacional do do grupo Air France-KLM em parceria com a Gol no aeroporto de Fortaleza.

Serão três voos diretos semanais partindo de Fortaleza para Amsterdã, da KLM, e dois voos diretos também semanais para Paris, da Air France, operados por uma aeronave da recém lançada companhia aérea da empresa francesa, a Joon. No total, serão cinco voos semanais, que terão pouco mais de 9 horas de duração – os voos a partir do sudeste do Brasil para esses mesmos destinos na Europa tem em média 12 horas de duração.


“Fortaleza será o novo ponto de entrada no Brasil para a Europa. A economia tem dado sinais de recuperação e a demanda dos brasileiros por voos internacionais também. Nós queremos participar ativamente dessa retomada. Este projeto reforça a nossa presença no País, um dos nossos mercados prioritários. Estamos muito felizes por oferecer mais esta facilidade aos clientes da região, com conexões mais rápidas e otimizadas para a Europa”, afirma Jean-Marc Pouchol, diretor geral Air France-KLM para a América do Sul.

Para acompanhar a chegada dos voos voos da Air France e KLM, a Gol vai aumentar sua malha em Fortaleza para oferecer conexões mais rápidas. “Faremos ajustes nos horários e aumentaremos a oferta para Recife, Salvador, Belém e Manaus, além de uma nova rota entre Natal e a capital cearense. Juntas, ofereceremos aos clientes que viajam do Norte e Nordeste para a Europa, ou àqueles que vêm visitar o Brasil, uma experiência com diversos benefícios em todas as etapas da viagem”, explica Paulo Kakinoff, presidente da Gol.

A Air France vai operar em Fortaleza com o quadrimotor A340 com as cores da divisão Joon (Divulgação)

A Air France vai operar em Fortaleza com o quadrimotor A340 com as cores da divisão Joon (Divulgação)

“Os novos voos a partir do novo hub serão atraentes até mesmo para os paulistas, que poderão voar de Congonhas para Fortaleza e de lá seguir para a Europa. Dependendo da região onde está em São Paulo, uma pessoa pode levar mais de uma hora e meia para chegar ao aeroporto internacional de Guarulhos”, acrescentou Kakinoff, durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (25).

Aeronaves e serviços

Os voos da KLM, que servirão o Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, serão operados pelo Airbus A330-200, com capacidade para 268 lugares, incluindo 18 na Business Class, 35 em Economy Comfort e 215 em Economy.

Os voos da Air France serão operados por uma aeronave da Joon, nova companhia aérea da empresa francesa. Na rota para Paris, a aeronave utilizada será o A340, com capacidade para 278 lugares, incluindo 30 na Business Class, 21 em Premium Economy e 227 em Economy.

A venda dos bilhetes para os novos voos para Paris e Amsterdã serão iniciadas até o final deste ano.

Veja mais: Azul anuncia encomenda de cinco jatos Airbus A330neo