Simuladores de voo como os tradicionais X-Plane e a série Flight Simulator da Microsoft são tão fieis e complexos em suas propostas que poucas pessoas conseguem de fato se divertir com esses programas, que para muitos jamais devem ser classificados como simples “jogos de computador”. Um novo simulador de aviação, porém, pode estar prestes a mudar isso ao oferecer uma jogabilidade, digamos, mais acessível, embora um tanto entediante.


O Aeroplane Mode, desenvolvido pela Bacronym, divisão de games da rede de televisão AMC (famosa por ter produzido a série Breaking Bad), explora a experiência de viajar de aviação até os mínimos detalhes, mas sob o ponto de vista de um passageiro.

Nesse simulador, a única tarefa do usuário é passar o tempo em voo transatlântico de seis horas, que transcorre em tempo real. Durante a “viagem virtual”, os jogadores passam o tempo todo acomodados em um assento (na janela, diga-se) e passam por todas as etapas de um voo comercial, incluindo o momento em que comissários de bordo servem refeições e bebidas.

Como na vida real, a viagem no Aeroplane Mode também está sujeita às intempéries do clima, que podem causar turbulências durante o voo e atrasos no pouso. Segundo a produtora do game, todas essas situações acontecem de forma aleatória e únicas a cada partida. O pacote também inclui possíveis problemas de conexão de internet na cabine, passageiros inconvenientes e bebês chorando.

O cenário visto pela janela virtual do avião foi criado com imagens reais de satélite (Steam)

O cenário visto pela janela do jogador é composto por imagens reais de satélite. Outras “distrações” disponível durante o voo são a revista de bordo Stratospheres (que contém artigos completos, palavras cruzadas e sudoku), cartões informativos do avião, um livro (o romance francês “Às Avessas”, de Joris-Karl Huysmans), um smartphone (que pode ser recarregado na tomada do assento) e o acesso ao sistema de entretenimento de bordo, que conta com o mapa do voo e uma seleção de coleção de filmes das década de 1930.

Os produtores do Aeroplane Mode (modo avião, em inglês) afirma que esse é o “simulador de voo mais realista já criado”. A afirmação pode ser verdadeira, pois o jogo parece reproduzir com fidelidade todo o tédio que a confinação de um voo comercial pode proporcionar aos passageiros.

Ainda sem preço definido, o Aeroplane Mode será oferecido pela comunidade de jogos Steam a partir de 2020. Ficou empolgado?

Veja mais: Por onde voam os últimos Airbus A300?