O RIOgaleão é um dos 230 aeroportos no mundo que pode receber o gigantesco A380 (Airbus)

O RIOgaleão é um dos 230 aeroportos no mundo que pode receber o gigantesco A380 (Airbus)

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro, recebeu nessa segunda-feira (22) o primeiro voo comercial de um Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo. A aeronave, operada pela companhia Air France, chegou ao Rio às 20h05 e foi recebida pelo tradicional jato d’água de caminhões de bombeiro.

O voo do A380 até o RJ foi programado em razão das Olimpíadas. A aeronave retornou a Paris na madrugada desta terça-feira (23), com passageiros e os últimos atletas olímpicos franceses que ainda estavam no Brasil.


Com a estreia do A380 no Rio de Janeiro, o Galeão ingressou na lista dos 230 aeroportos no mundo e quarto na América Latina que podem receber o gigante da Airbus. No Brasil, o outro terminal habilitado para receber a aeronave é o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

O RIOgaleão oferece três posições de estacionamento que permitem a programação de futuras operações do A380. Apesar de toda a preparação, tanto no RJ como em SP, até o momento nenhuma companhia aérea que opera a maior aeronave da Airbus manifestou a intenção de enviar voos regulares para o Brasil utilizando esse aparelho.

Por hora, a Air France não pretende usar o A380 em rotas para o Brasil (Airbus)

Por hora, a Air France não pretende usar o A380 em rotas para o Brasil (Airbus)

Esse foi o segundo voo comercial de um A380 com destino ao Brasil. No ano passado, um modelo da empresa Emirates Airlines pousou em São Paulo. Na ocasião, a aeronave celebrou os oito anos de atuação da companhia aérea de Dubai no mercado brasileiro.

Segundo a Airbus, o A380 pode acomodar em média 544 passageiros em rotas de até 8.200 milhas (13.120 km). Desde sua introdução no mercado em 2007, a fabricante europeia estima que mais de 130 milhões de passageiros já voaram a bordo no aparelho.


Veja mais: “Torcida organizada” recebe A380 em São Paulo