O primeiro Airbus fabricado nos EUA foi comprado pela JetBlue (Airbus)

O primeiro Airbus fabricado nos EUA foi comprado pela JetBlue (Airbus)

A Airbus entregou nesta segunda-feira (25) a primeira aeronave fabricada em sua planta mais recente, em Mobile, no estado do Alabama, nos Estados Unidos. O avião, um jato A321 foi recebido pela companhia local JetBlue, uma das raras empresas norte-americanas que não voam com aviões da Boeing – a companhia também opera com modelos da Embraer.

Além do A321 da JetBlue, existem atualmente nove outras aeronaves da família A320 em processo de fabricação nos EUA. A planta ainda não opera com capacidade total, algo que deve acontecer somente no final de 2017. A partir desse ponto, a Airbus afirma que a fábrica no Alabama será capaz de entregar até quatro jatos por mês .


“A fábrica da Airbus nos EUA reuniu os melhores aspectos de nossas outras linhas de montagem em todo o mundo, e motra como a empresa trabalha lado a lado com nossos parceiros para fornecer uma grande aeronave para nossos clientes”, comemorou John Leahy, chefe de operação das Airbus.

O consórcio europeu investiu US$ 600 milhões na construção da nova fábrica em Mobile, que tem como objetivo apertar ainda mais a concorrência com a Boeing, em especial no mercado dos EUA, onde a Airbus ainda não é tão presente como sua principal ríval.

A fabricante inventou até um ditado para essa nova fase: “O sol nunca se põe na Airbus”, em alusão às suas quatro fábricas ao redor do mundo, na Alemanha, França, China e agora nos EUA.

Veja mais: Boeing 787 passa por “recall” nos EUA