Voo até a estratosfera a bordo de um MiG-29 pode custar cerca de R$ 60 mil

Voo até a estratosfera a bordo de um MiG-29 pode custar cerca de R$ 60 mil

Quem nunca se imaginou na pele do piloto Pete “Maverick” Mitchell, interpretado por Tom Cruise no filme Ases Indomáveis (Top Gun)? A bordo do caça F-14 Tomcat, ele partia para manobras espetaculares no jato da Grumman – embora na realidade fosse apenas no estúdio enquanto os verdadeiros pilotos gravavam as cenas reais.

Ao contrário do ator, hoje é possível viver essa sensação de verdade e até chegar à estratosfera, praticamente o limite do espaço. Pacotes turísticos são vendidos em países como Alemanha, Rússia e Ucrânia, geralmente usando caças como o MiG-29, um dos últimos criados na época da Guerra Fria pela extinta União Soviética.

Nesses voos é possível experimentar quase todas as sensações que um piloto militar tem como a força da gravidade em níveis quase impossíveis, loopings, ausência da gravidade, voo invertido, entre outros.

Se você quer entender como é esse voo, que supera a velocidade do som e te leva tão alto a ponto de ser possível ver a curvatura da Terra veja os dois vídeos a seguir da operadora MigFlug:

Uma amostra do que é possível fazer

Aqui o voo na íntegra, com a câmera virada para a cauda do MiG-29

Veja também: A manobra Cobra de Pugachev