Segundo a Embraer, o KC-390 pode transportar 80 soldados ou 64 paraquedistas (FAB)

Segundo a Embraer, o KC-390 pode transportar 80 soldados ou 64 paraquedistas (FAB)

Um protótipo do cargueiro militar Embraer KC-390 está em Campo Grande (MS) desde o dia 13 de junho realizando uma série de ensaios de voo. A aeronave também realizou um dos testes mais esperados, o primeiro lançamento de paraquedistas, realizado nessa terça-feira (21). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a operação foi realizada com sucesso.

“Existia uma preocupação muito grande com a saída dos paraquedistas, pois trata-se de um fluxo aerodinâmico em torno de uma estrutura única no mundo. Felizmente, o retorno que recebemos dos militares foi muito positivo, relataram que a saída foi muito suave”, afirma o Coronel Cláudio Evangelista, gerente técnico do programa KC-390 na FAB.

O primeiro paraquedista a saltar do KC-390 foi o Comandante do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), conhecido como PARA-SAR, Major Anderson Oliveira Schiavo. Além dele, outros 17 militares da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro realizaram o salto livre a mais de 3.500 metros de altitude, com saídas pela rampa e pelas portas laterais da aeronave.

De acordo com a FAB, ainda estão previstos para os próximos dias ensaios de salto enganchado – dispositivo que aciona o paraquedas do soldado automaticamente.

“Achei que o salto foi muito satisfatório, pois a aeronave nos deu estabilidade; a trepidação é quase inexistente”, afirmou o Major. O Capitão Ricardo Alcântara, do Exército, também ficou satisfeito: “O aspecto que senti a maior diferença em relação a outras aeronaves que operamos é o fato de o KC-390 ser muito mais estável”.

O teste foi realizado por paraquedistas da Força Aérea e do Exército (FAB)

O teste foi realizado por paraquedistas da Força Aérea e do Exército (FAB)

Congelamento aerodinâmico

A campanha de testes do KC-390 que está em curso neste momento faz parte do chamado “congelamento aerodinâmico” da aeronave. Ou seja, verificar a necessidade de modificações aerodinâmicas decorrentes de aspectos observados nos testes, e assim concluir o design externo final da aeronave.

Segundo o engenheiro André Gama, da Embraer, além do lançamento de paraquedistas, essa campanha inclui lançamento de cargas e verificação da estabilidade dos paraquedas extratores. Segundo Gama, os testes devem servir, em primeiro lugar, para embasar o desenvolvimento da aeronave, mas que alguns serão utilizados também para a certificação do KC-390. “É praticamente um exercício de guerra. Em alguns dias, a campanha chega a ter o envolvimento de 200 pessoas, entre profissionais da Embraer e militares”, revela o engenheiro.

O KC-390 deve estrear com a Força Aérea Brasileira em meados de 2018 (FAB)

O KC-390 deve estrear com a Força Aérea Brasileira em meados de 2018 (FAB)

A previsão é que a certificação de voo da aeronave seja concluída no segundo semestre de 2017, o que em seguida abre caminho para a produção em série. O cliente-lançador do KC-390 será a FAB, com as primeiras entregas esperadas para 2018.

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