O H225M operacional do Exército conta com sistema de contramedidas eletrônicas e rádio especial para comunicação com tropas terrestres (Helibras)

O H225M operacional do Exército conta com sistema de contramedidas eletrônicas (Helibras)

A Helibras entregou no início deste mês dois novos helicópteros H225M às forças armadas brasileiras. Uma aeronave seguiu para o Exército Brasileiro (EB) e a outra para a Força Aérea Brasileira (FAB), informou a fabricante. As duas aeronaves foram as primeiras entregues neste ano, dentre as quatro unidades previstas para 2017.

O primeiro helicóptero, do Exército, é o quarto em configuração operacional, com sistemas exclusivos para as operações do EB, e a nona aeronave do modelo recebida pela força. O helicóptero ficará baseado em Taubaté, no 1º BAvEx.

Já o H225M da FAB, também o quarto em versão operacional para a força aérea, seguiu para a Base Aérea do Rio de Janeiro somando agora 10 helicópteros do modelo à disposição da Aeronáutica.

Com essas duas unidades, a Helibras já contabiliza 28 helicópteros H225M entregues às forças armadas do Brasil, do contrato de 50 unidades do programa H-XBR, que tem previsão de conclusão em 2022.

Cada força militar (a Marinha do Brasil é o terceiro cliente) vai receber 16 aeronaves. A encomenda também inclui dois modelos de transporte oficial de autoridades para o Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB.

“Estamos cumprindo todas as etapas dentro dos prazos estipulados e confiantes no programa. Nossas equipes reúnem todo o conhecimento necessário para os trabalhos e estamos dentro do cronograma com todas as unidades das forças”, disse o presidente da Helibras, Richard Marelli.

O H225M operacional da FAB é equipado com sonda de reabastecimento aéreo (Helibras)

O H225M operacional da FAB é equipado com sonda de reabastecimento aéreo (Helibras)

Helicóptero mais avançado do Brasil

O H225M é a versão brasileira do H225 “Super Puma”, como é chamado a mesma aeronave militar fabricada na Europa, pela Airbus Helicopters. No Brasil, ele é o “Caracal”. O modelo nacional é fabricado na planta da Helibras em Itajuba (MG).

Trata-se do helicóptero mais avançado já construído pela indústria brasileira: o projeto da célula (o “corpo” do helicóptero) é europeu, mas a integração dos equipamentos de busca e armamentos foi desenvolvido por empresas brasileiras, como a Avibras e Mectron.

O H225M da Marinha pode lançar mísseis anti-navio Exocet (Thiago Vinholes)

O H225M da Marinha pode lançar mísseis anti-navio Exocet (Thiago Vinholes)

Cada uma das forças militares do Brasil é equipada com modelos H225M em configurações específicas, além de versões “básicas”, de transporte.

O modelo específico da FAB, por exemplo, conta com sistema de reabastecimento aéreo (REVO), enquanto a versão para a Marinha possui sistema tático de missão naval e lançadores de mísseis anti-navio Exocet. Já o H225M operacional do Exército tem o sistema de contramedidas eletrônicas e uma nova configuração de rádios para uso com a tropa terrestre.

Veja mais: Marinha do Brasil recebe primeiro H225M equipado com mísseis Exocet