O aeroporto de Guarulhos movimentou mais de 22 milhões de passageiros em 2016 (GRU Airport)

O aeroporto de Guarulhos movimentou mais de 22 milhões de passageiros em 2016 (GRU Airport)

Voo com partida atrasada foi coisa rara no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2016. Segundo ranking da consultoria OAG, que compila dados de aeroportos e companhias do mundo todo, o maior terminal aéreo do Brasil alcançou pontualidade de 85,2% nas partidas dos voos, ficando atrás apenas do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, que registrou 87,4% de pontualidade nas partidas programadas.

O top 5 dos aeroportos mais pontuais do mundo, separados na categoria “Major”, que recebem mais de 20 milhões de passageiros por ano, é completado por terminais nos Estados Unidos. São eles os aeroportos internacionais de Detroit (com 84,6% das partidas no horário previsto), Atlanta (84,5%) e Minneapolis (84,4%).

De acordo com os dados da OAG, no ano passado o aeroporto de Guarulhos registrou 241.449 partidas de aeronaves, movimentando 22,1 milhões de passageiros. Já o aeroporto de Atlanta, o mais movimentado do mundo, teve 869.803 partidas e movimentou mais de 60 milhões de passageiros.

“Os resultados positivos obtidos em relação à pontualidade de voos e à qualidade dos serviços são reflexo dos investimentos realizados pela concessionária em pouco mais de quatro anos, principalmente em obras de expansão da capacidade, implantação de novas tecnologias e treinamento de pessoas”, explicou Miguel Dau, diretor de operações do GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos. No levantamento de 2015, GRU aparecia na terceira colocação.

Companhias pontuais

A Gol (listada no ranking como “Varig-Gol Airlines”) é a única companhia brasileira que ficou entre as 20 mais pontuais do mundo em 2016, na 14º colocação. Como mostra o ranking, a empresa fechou o ano com 84,6% de seus 260.013 voos partindo no horário programado.

O resultado da Gol no ano passado, porém, apresentou uma queda brusca em relação ao resultado de 2015, quando ficou na terceira colocação, com 86,4% de pontualidade.

Já a companhia aérea mais pontual do mundo no ano passado foi Hawaiian Airlines, dos EUA, com 89,8% de pontualidade em 90.490 voos.

Veja mais: Gol recebe prêmio de acessibilidade