Sukhoi Su-27 - 2.500 km/h

Sukhoi Su-27 – 2.500 km/h

A então União Soviética iniciou o programa Perspektivnyy Frontovoy Istrebitel (PFI) com o protótipo T-10 e oficialmente SU-27 em meados da década de 1970, com o objetivo de produzir um caça de superioridade aérea para suas forças aéreas comparável ao McDonnell Douglas F-15 Eagle.

Com o projeto seguindo progredindo rapidamente com muitos testes em andamento e no final de 1977 o protótipo do Su-27. O desenvolvimento do estágio de protótipo, foi de certa forma, mais longo e envolveu algumas alterações de projeto fundamentais e necessárias em função do reforço estrutural que inicialmente era deficiente, arrasto excessivo, trepidação e peso em excesso.

Até 1980, a produção em grande escala ainda não havia iniciado e começou a entrar em serviço em 1984. A aeronave representa um grande avanço em relação às gerações anteriores de aviões soviéticos e apresentou um excelente potencial para futuros desenvolvimentos. Os aviônicos avançados tornaram o caça formidável incluindo o sistema fly-by-wire. A primeira variante foi o treinador em tandem Su-27UB ou Flanker C, como foi conhecido no Ocidente, e que provém capacidade total de combate.

Vista lateral do Sukhoi SU-27 Flanker

Vista lateral do Sukhoi SU-27 Flanker

Ficha técnica: Sukhoi SU-27 Flanker B

Origem: Rússia
Fabricante: Sukhoi
Tripulação: 1-2
Comprimento: 21,94 m
Envergadura: 14,70 m
Altura: 6,36 m
Peso vazio:
Peso máximo de decolagem: 30,000 kg
Motorização: 2 x Lyulka AL-31F turbojatos
Velocidade máxima:
Grande altitude: Mach 2,2 (2.500 km/h)
Baixa altitude:
Alcance (km):
Raio de combate: 3.530 km
Teto de serviço: 19.500 m
Armamento
Metralhadora:  1 × 30 mm GSh-3101
ar-ar: Alamo AA-10A
Alamo AA-10B
Alamo AA-10C
AA-11 Archer
AA-8 Aphid
ar-terra: Grande variedade
incluindo nucleares