O Airbus A380 é 100 vezes mais pesado que o Porsche Cayenne (Divulgação)

O Airbus A380 é 100 vezes mais pesado que o Porsche Cayenne (Divulgação)

O SUV de alto luxo Porsche Cayenne entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, ao conseguir rebocar um jato Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, por uma distância de 42 metros. A proeza foi realizada com uma aeronave da companhia Air France, no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, na França.

Segundo a Porsche, os veículos usados na façanha não continham nenhuma modificação na parte mecânica ou estrutural. A montadora alemã usou dois modelos no recorde, um Cayenne S Diesel com motor diesel de 385 cavalos de potência e outro na versão Turbo S, com motor a gasolina de 570 cv.

No recorde, o Cayenne fez o papel de um trator pushback de aeroporto, retirando a enorme aeronave do hangar. O A380 tem 73 metros de comprimento e pesa incríveis 276 toneladas (vazio). Já o jipão de luxo da Porsche tem 4,8 metros de comprimento e pesa cerca de 2.800 kg.

O recorde anterior, também acompanhado pelo Guinness Book, pertencia ao Nissan Patrol, que em 2013 rebocou um cargueiro russo Ilyushin Il-76, de 170 toneladas.

“Normalmente não vamos tão longe para testar os limites de nossos carros, mas acho que hoje chegamos muito próximos disso”, contou Richard Payne, piloto da Porsche que conduziu o Cayenne no novo recorde.

“Eu poderia dizer que foi um trabalho duro, mas o carro não se queixou em nenhum momento. Foi interessante ver um Airbus pelo retrovisor”, completou Payne, que em seguida dirigiu o carro de volta para Londres.

Veja mais: Avião elétrico bate recorde de velocidade