O Super Tucano de Lego precisa de 10 mil votos para ser produzido em série (FAB)

O Super Tucano de Lego precisa de 10 mil votos para ser produzido em série (FAB)

Dez mil votos é o que a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Esquadrilha da Fumaça precisam para que a empresa Lego possa produzir a aeronave A-29 Super Tucano da Fumaça em formato de brinquedo. A miniatura do avião é um dos projetos que concorre no Lego Ideas, concurso que recebe sugestões de objetos montados com blocos de participantes do mundo todo.

“Estamos muito felizes com a mobilização de todos nas redes sociais, pois estão votando bastante na campanha. Acredito que vamos chegar, com certeza, a 10 mil votos e vamos poder divulgar a aeronave brasileira da Embraer para todo o mundo por meio de brinquedos”, celebrou o comandante da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas.

Como tudo começou

No Dia das Crianças, a FAB divulgou um vídeo em que o engenheiro mecatrônico Alex Paschoaletto, montou a aeronave A-29 Super Tucano em formato de brinquedo da Lego. Segundo o próprio Paschoaletto, em texto publicado no site da empresa, a proposição inusitada foi feita porque ele é um grande admirador do trabalho da instituição. “A Esquadrilha da Fumaça realiza demonstrações dentro e fora do Brasil e enche nossos olhos de alegria quando faz suas manobras e escritas desenhadas com a fumaça. Eu tenho muita consideração pela Esquadrilha, e que maneira melhor de prestar uma homenagem do que fazendo aquilo que eu sei criar de melhor?”, contou.

Paschoaletto já possui o costume, desde criança, de transformar suas paixões em brinquedo da Lego. “Tudo que o homem constrói, como carros, aviões e barcos, eu admiro muito e tento criar em formato de brinquedo. A minha primeira criação profissional foi feita em 2012, de um carro da Toyota. Desde então, não parei mais de criar”, explicou.

A réplica do Super Tucano possui os seguintes elementos: trens de pouso recolhíveis, profundor e leme móveis, canopy removível, permitindo acesso a um interior detalhado, suporte para display na estante e hélice de cinco pás, de acordo com a original.

Segundo o criador da miniatura, o grupo Lego não possui peças próprias para fazer uma hélice de cinco pás. “Portanto, foi um desafio a mais poder fazer esta configuração. Para quem curte técnicas avançadas, essa parte vai ser um prato cheio”, ressaltou. O modelo está em escala aproximada de 1:39 e possui aproximadamente 400 peças.

Para votar no Super Tucano de Lego basta acessar o site do Lego Ideas. Antes, porém, é necessário se cadastrar do site da fabricante de brinquedos.

Veja mais: CBA-123, o super avião da Embraer que ficou no passado