O A380 vai completar 10 anos de operações comerciais em outubro (Airbus)

O A380 vai completar 10 anos de operações comerciais em outubro (Airbus)

É difícil esconder alguma novidade quando se trata do maior avião de passageiros do mundo. O A380 foi fotografado na sede da Airbus nesta sexta-feira (16) equipado com novos winglets, dispositivos aerodinâmicos instalados nas pontas das asas. A aeronave flagrada é o modelo de teste da fabricante, que é também é utilizado em exibições.

John Leahy, diretor de vendas da Airbus, já havia confirmado no início de junho que a fabricante estava desenvolvendo uma solução desse tipo para o A380. Segundo o executivo, a asa com o novo winglet proporciona uma redução de 4% no consumo de combustível.

A Airbus ainda não oficializou, mas é certo que o A380 atualizado estará no Paris Air Show, que começa na próxima segunda-feira (19). O gigante é figura constante no evento, também conhecido como Salão Le Bourget, desde sua estreia, em 2007. O modelo com a nova asa, inclusive, vem sendo chamado pela imprensa francesa de “A380Plus”.

Como mostram as imagens do flagra, publicadas no Twitter pelo usuário @jpmach2, o winglet visto nas asas do A380 é do tipo “Sharklets”, semelhante ao dispositivo desenvolvido pela Boeing para o novo jato 737 MAX.


10 anos de A380

O Airbus A380 vai completar em outubro 10 anos de operações de operações comerciais. O primeiro cliente do maior jato de passageiros do mundo foi a companhia aérea Singapore Airlines. A aeronave avaliada em mais de US$ 430 milhões e capacidade para mais de 500 ocupantes hoje é utilizada por 13 empresas. O maior operador do jato é a Emirates Airlines, com uma frota de 95 aparelhos.

Veja mais: Jato chinês C919 já tem 600 encomendas