O novo ACJ330neo poderá realizar voos sem paradas de até 17.130 km (Airbus)

O novo ACJ330neo poderá realizar voos sem paradas de até 17.130 km (Airbus)

A Airbus Corporate Jets, divisão de jatos executivos da Airbus, anunciou neste final de semana, na feira de aviação executiva EBACE, na Suíça, o lançamento da nova geração da versão corporativa do A330, o ACJ330neo.

Como explicou a fabricante, o modelo widebody (fuselagem larga) de transporte VIP vai incorporar as mesmas novidades do modelo comercial atualizado, como os motores Rolls-Royce Trent 7000 de nova geração e os “sharklets”, dispositivos aerodinâmicos nas pontas das asas. De acordo com a Airbus, essas soluções reduzem o consumo de combustível do A330neo em até 14%, comparado ao modelo atual, permitindo voos mais longos.

A autonomia do novo ACJ330neo impressiona: a aeronave pode percorrer 17.400 km ou permanecer voando sem interrupções por 20 horas, o suficiente para voar sem paradas da Europa até a Austrália, ou então do Brasil até a China.

O modelo executivo será baseado no A330-900neo, que na versão comercial tem alcance limitado em 15.400 km. Por levar menos passageiros, o ACJ330 não precisa de tanto espaço para transportar bagagens, permitindo a instalação de mais tanques de combustível.

Segundo a Airbus, o ACJ330neo poderá ser configurado para transportar 25 passageiros, capacidade bem diferente do modelo comercial, que comporta até 440 ocupantes (na configuração com apenas uma classe de alta densidade).

“Para os clientes, como os países que precisam voar chefes de estado e delegações em todo o mundo em negócios governamentais, o ACJ330neo oferece uma combinação imbatível de design moderno, capacidade comprovada e produtividade, além de fazer parte da família widebody mais vendida do mundo”, declarou o diretor de operações da Airbus, John Leahy.

A Airbus afirma que a aeronave pode acomodar conferências e conta com áreas de refeições, um escritório privado, quarto, banheiro e assentos para convidado, e pode ser totalmente personalizado de acordo com os gostos dos clientes. O preço do jato ainda não foi divulgado.

O ACJ330neo foi anunciado na EBACE, a feira de aviação executiva mais importante da Europa (Airbus)

O ACJ330neo foi anunciado na EBACE, a feira de aviação executiva mais importante da Europa (Airbus)

Ainda falta voar

Entre tantos projetos em andamento, o desenvolvimento do novo A330neo é o único da Airbus que está atrasado. Pelo plano original, a aeronave já deveria estar na fase de voos de testes desde o início deste ano, mas os novos motores, fornecidos pela Rolls-Royce, ainda não ficaram prontos.

O voo inaugural do novo A330 está programado para setembro deste ano. Já a estreia em voos comerciais é prevista para março de 2018: o primeiro operador da aeronave será a companhia aérea TAP, de Portugal.

Veja mais: Airbus programa estreia do novo cargueiro Beluga para 2019