A Airbus vai produzir 100 helicópteros H135 na China, com ajuda de empresas locais (Divulgação)

A Airbus Helicopter vai produzir 100 helicópteros H135 na China, com ajuda de empresas locais (Airbus)

E a Airbus segue avançando no mercado chinês. O consórcio formado pelas empresas China Aviation Supplies Holding Company (CAS), Qingdao United General Aviation (Qingdao United) e a CITIC Offshore Helicopter (COHC) fez uma encomenda de 100 helicópteros H135 à Airbus Helicopters, tornando-se o primeiro cliente da China a estabelecer uma parceria industrial para implantar uma linha de montagem deste modelo, na província de Qingdao, Shandong.

A cerimônia de assinatura do contrato de €700 milhões foi realizada no Great Hall of People, na presença do Premier chinês Li Keqiang e da Chanceler alemã Angela Merkel.

A produção local dos H135 está prevista para começar em 2018, com um prazo de entrega das 100 unidades ao longo de 10 anos.

“Com a maior flexibilização do regulamento do espaço aéreo chinês e o crescimento nos segmentos civil e governamental, a China está se preparando para ser o maior mercado de helicópteros nos próximos anos”, disse Norbert Ducrot, responsável pela Airbus Helicopters China e região Norte da Ásia.

Segundo a Airbus, juntamente com o crescimento de outros segmentos, uma demanda potencial de 600 helicópteros bimotores leves é esperada para os próximos 20 anos.

Veja mais: Airbus inaugura fábrica nos EUA, terra da rival Boeing