Boeing 787-9 da Air France (Boeing)

Em visita ao Brasil, o CEO do grupo Air France-KLM, o francês Jean Marc Janaillac revelou que a companhia aérea francesa introduzirá o Boeing 787 na rota São Paulo-Paris em 2018. Hoje as duas frequências diárias são operadas com o 777-200ER e uma delas terá o equipamento substituído pelo novo jato americano.

Janaillac revelou ainda em entrevista ao site Panrotas que o Brasil contará com uma nova cidade atendida pela Air France, além de São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, o executivo preferiu não divulgar o destino ainda – antes da crise econômica, a empresa chegou a voar para Brasília e Recife. No entanto, o futuro aeroporto terá alguma relação mais próxima com a Gol, parceria no Brasil e da qual o grupo europeu possui 3% das ações.

Hoje os 777-200 da Air France têm configurações que vão de 250 assentos a mais de 300 lugares – os aviões com a primeira classe La Premiére têm menor capacidade. Já o 787-9 hoje em uso possui 276 poltronas em três classes – 21 na Executiva, 40 na Econômica Conforto e 225 na Econômica.

A mudança pode ser uma resposta à Latam, que passará a utilizar o rival do 787, o A350 no voo Guarulhos-Paris a partir de março de 2018 – no entanto, os voos serão revezados com o 777-300ER utilizado atualmente. Hoje, a KLM também voa com o 787 entre o Rio de Janeiro e Amsterdam.

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Um dos jatos da KLM que voa para o Brasil é o Boeing 787 (KLM)

A KLM já utiliza o 787 na rota entre o Rio e Amsterdam (KLM)