A maioria das aeronaves da Gol já possui winglets convencionais, como na imagem (Imagem - Gol)

A maioria das aeronaves da Gol já possui winglets convencionais, como na imagem (Imagem – Gol)

A companhia aérea Gol anunciou nesta segunda-feira (24) que vai equipar 15 aeronaves Boeing 737-800 de sua frota com um novo componente aerodinâmico desenvolvido para melhorar a performance em voos longos. Trata-se do “Split Scimitar Winglet”, componente instalado na ponta das asas que ajuda a reduzir o consumo de combustível do avião.

Desenvolvido pela Aviation Partners Boeing (APB), o novo item reduz em até 1% os gastos com querosene de aviação, permitindo aumentar a carga da aeronave e seu alcance. Por conta dessa vantagem, a Gol vai utilizar esse recurso justamente em suas aeronaves que realizam voos mais longos, principalmente as rotas internacionais, diminuindo os custo de operação.

O nome do novo componente vem do seu design. A palavra Split refere-se a duas partes, lembrando uma espinha dorsal e a palavra Scimitar, em português cimitarra, significa uma antiga espada árabe que tem o formato parecido com o novo winglet.

A instalação das novas peças está sendo feita por equipes no centro de manutenção da GOL em Confins (MG). A previsão é ter a instalação dos novas winglets em sete aeronaves ainda este ano, e as demais em 2016.

A maioria das aeronaves da Gol já contam com winglets convencionais, conhecidos como “Winglet Blended”. Apesar de as novas peças já estarem instaladas e operando em uma aeronave, a companhia ainda não possui imagens da mesma.

O novo winglet usados em aeronaves da Gol são como os usados pela aérea sueca TuiFly (Imagem - TuiFly)

O novo winglet usado pela Gol é igual ao aplicado pela aérea sueca TuiFly em seus Boeing 737-800(TuiFly)

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